Usuário:
Senha:
Esqueci minha senha


      Pesquisa avançada


Grupo do Catecumenato Vídeos do Catecumenato Mapas do Catecumenato Siga-nos no Twitter
  
Catecumenato


Publicações


Serviços


Especiais


Metodologia do Catecumenato

O Catecumenato é uma caminhada em busca do verdadeiro conhecimento de Deus, a fim de preparar cristãos conscientes para levar adiante o projeto de Cristo. A caminhada divide-se em 4 (quatro) etapas:

  • Etapa I - Anúncio ou Kérigma
  • Etapa II - Conversão ou Iluminação
  • Etapa III - Mistagogia
  • Etapa IV - Catequese Quaresmal

Nossa metodologia prevê que as etapas devem ser feitas na ordem, uma vez que uma é pré-requisito para a próxima.

A Etapa I (Anúncio ou Kérigma) compreende 4 (quatro) fases distintas e consecutivas, com o objetivo de apresentar Jesus Cristo, seu projeto e seu legado, abordando os seguintes temas:

  • Fase I ou Cristologia I - Jesus: Homem e Deus
  • Fase II ou Cristologia II - Jesus judeu e sua mensagem
  • Fase III ou Cristologia III - Jesus e a redenção
  • Fase IV ou Eclesiologia - Jesus, depois de Jesus (a Igreja)

Nesta etapa, todos as fases compõe-se de 08 (oito) módulos, contendo, cada um, textos específicos que nortearão a reunião semanal com seus debates e orientarão as leituras das referências bíblicas e reflexões da semana. Os participantes são divididos em grupos, onde um coordenador auxilia no funcionamento da metodologia, em um clima de cantos, orações e debates.

A Etapa II (Conversão ou Iluminação), é um processo de amadurecimento interior. Nesta etapa, são formados diversos grupos pela cidade, onde seus participantes caminharão juntos até a última etapa, auxiliados por um padrinho. O catecúmeno é convidado a colocar Deus acima dos afetos, dos bens, dos poderes, enfim, a identificar e abandonar todos os ídolos existentes em sua vida.

A Etapa III (Mistagogia) é um estudo dos sacramentos, com o objetivo de melhorar a compreensão do sinal material sensível para a realidade espiritual. É um tempo de ajuda na iniciação aos sacramentos, à liturgia e à oração. Nesta etapa, seguem os mesmos grupos formados na Etapa II. O conteúdo segue a seguinte forma:

  • Teologia do sacramento
  • Histórico do sacramento
  • O sacramento vivido hoje

Na Etapa IV, sempre durante a quaresma, todos os grupos se unirão para, semanalmente, participarem de palestras e debates, em preparação para o Tríduo Pascal. Isto porquê, após a caminhada através de todas as etapas, é celebrada, como os cristãos dos primeiros séculos, a cerimônia de renovação do batismo. Nesta cerimônia, o catecúmeno receberá todos os sacramentos de iniciação (batismo, eucaristia e crisma), caso ainda não os tenha recebido, e está preparado para enfrentar a missão na Igreja.

Para complementar nossa caminhada, realizamos periodicamente uma espiritualização, que é um dia de reflexão e encerra-se com a celebração Eucarística, além de Convivências para os grupos das Etapas II e III.

Anualmente, realizamos também a celebração do Tríduo Pascal, por ocasião das cerimônias litúrgicas da Semana Santa, além de confraternizações em datas festivas, como o São João e o Natal.

Cadastre-se
Cadastrando-se, além de ajudar-nos a localizar todos que já fizeram o Catecumenato, você ainda receberá informações atualizadas de tudo o que acontece.


Bíblia e Pesquisa




 

Copyright © 2001-2010 Catecumenato. Todos os direitos reservados.