Usuário:
Senha:
Esqueci minha senha


      Pesquisa avançada


Grupo do Catecumenato Vídeos do Catecumenato Mapas do Catecumenato Siga-nos no Twitter
  
Catecumenato


Publicações


Serviços


Especiais


O que é Catecumenato?

Catecumenato foi uma experiência elaborada durante os 150 primeiros anos, após a morte dos apóstolos e desapareceu depois do quinto século. Era uma experiência de fé pela qual passavam os primeiros cristãos, como um período de iniciação.

Não oferecia propriamente um curso porque não se destinava apenas a transmitir conceitos e informações. Tinha uma dimensão espiritual. Também se cantava e se orava. Era uma experiência normalmente feita em grupos. Enquanto as pessoas conheciam Cristo, espontaneamente punham suas vidas em comum, se conheciam também. E a fé se tornava o lastro mais firme da amizade que nascia entre eles.

Quem assim fazia a descoberta de Cristo, não conseguia ficar calado. O entusiasmo desta descoberta o levava a falar dela a parentes, amigos, a todas as pessoas de sua convivência. Foi assim que a fé cristã caminhou os três primeiros séculos, de boca em boca, de ouvido em ouvido, num tempo em que não havia imprensa, rádio, tv, nem cristãos podiam pregar sua fé em praça pública. Esse contato se tornou marca registrada dos que faziam Catecumenato.

Assim é o Catecumenato hoje. Durante 8 (oito) semanas, nos reunimos sempre no mesmo dia da semana e no mesmo lugar, até completarmos a primeira fase. O intervalo semanal é o tempo necessário e suficiente para atividades previstas, fora da reunião, durante a semana, como leituras bíblicas e contatos. Nossos textos não citam teólogos nem autoridades religiosas, mas diretamente o pensamento de Cristo, como está na Bíblia! O participante é levado, durante a semana, a constatar a fidelidade do texto, consultando as fontes bíblicas citadas.

No Catecumenato não se pede, nem se supõe fé de ninguém para começar a experiência. De início, predomina o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a palavra da ciência, onde cabe sua contribuição. Participamos dessa experiência, como se fossemos contemporâneos de Cristo, ou seja, como se vivêssemos naquela época e como se ainda não O conhecêssemos.

O Catecumenato não é curso. Não possui alunos, professores, nem provas.. Só pode receber nossos textos quem integra um grupo e segue a metodologia que compõe esta evangelização de adultos.

Cadastre-se
Cadastrando-se, além de ajudar-nos a localizar todos que já fizeram o Catecumenato, você ainda receberá informações atualizadas de tudo o que acontece.


Bíblia e Pesquisa




 

Copyright © 2001-2010 Catecumenato. Todos os direitos reservados.